quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Arrastão contra a dengue


O arrastão contra a doença começou por São Sebastião nesta segunda-feira, 17, com uma caminhada de conscientização e combate à dengue, que teve como ponto de partida a Unidade Mista de São Sebastião. Os profissionais da área de saúde distribuiram cartilhas que apontam os principais cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio da doença. “Com essa ação, vamos tentar acabar com a dengue em São Sebastião”, ressalta o coordenador geral de saúde da regional, Marcus Antônio Costa.


Durante as ações, será distribuído folheto com o slogan “Dengue mata, a próxima vítima pode ser você”. O impresso, produzido pela Secretaria de Saúde, inclui informações sobre a doença e o mosquito transmissor e propõe um desafio à população: checar uma vez por semana a situação de suas residências ou local de trabalho. A finalidade é identificar possíveis criadouros e eliminá-los. “Esse trabalho é feito em apenas 10 minutos e pode fazer toda a diferença para a saúde da comunidade local”, alerta Domício.

A estratégia visa mudar comportamentos. Com o folheto na mão, os moradores devem checar semanalmente potenciais criadouros do mosquito – caixas d’agua, calhas de telhado, vasos de plantas, garrafas, entre outros. “A ideia é que o morador seja o agente numero 1 no combate à dengue”, destaca o coordenador.

Semana de Prevenção - A Semana de Prevenção da Dengue foi criada por decreto em julho de 2011. As ações de combate são intensificadas antes do período chuvoso, com o objetivo de impedir aumento de casos da doença. A campanha de prevenção da dengue é realizada de setembro a maio, período em que os agentes passam de casa em casa para verificar situações de risco.

Para garantir que os imóveis suspeitos de abrigar criadouros sejam vistoriados a SES obteve alvará judicial autorizando o ingresso dos agentes em imóveis públicos e privados abandonados ou fechados e naqueles onde houver recusa do proprietário. Mesmo sem consentimento dos moradores, os servidores poderão entrar para o cumprimento das atividades de combate à doença.
Números em queda

O número de casos de dengue vem caindo nos últimos anos. Em 2010 quando houve uma epidemia em todo o país, no DF 12.360 casos foram confirmados. No ano seguinte (2011) foram 1.499 registros. Já em 2012, até o dia 3 de setembro, foram confirmados 737 novos casos. Os locais com maior número de casos são: São Sebastião (94), Guará (91), Planaltina (66) e Taguatinga (64).

Os 15 Grupos Executivos Intersetoriais de prevenção da dengue, responsáveis pelo combate em todas as regiões administrativas de Brasília, estão mobilizados para organizar a programação com a participação da comunidade. Os grupos tem a participação da Secretaria de Saúde, Administrações Regionais, SLU, Agência de Fiscalização. De acordo com o governador, toda a estrutura do governo local deve participar das ações de combate à doença.


O combate à dengue é prioridade para a Secretaria de Saúde que vem realizando ações de prevenção junto ao Grupo Executivo Intersetorial de Gestão da Dengue. As ações fazem parte do Plano de Ação de Prevenção e Controle da Dengue. O plano prevê ações integradas com a participação de agentes de vigilância ambiental, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Agência de Fiscalização (Agefis) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O objetivo maior do plano de prevenção é unificar as ações e disponibilizar informações preventivas para a sociedade.

Há relatos de que, no DF, provavelmente, detectou-se o Aedes aegypti pela primeira vez em 1986. No entanto, a transmissão iniciou-se em 1997, com registro de casos no Gama (3), Taguatinga (1) e Ceilândia (1), tornando-se endêmica a
partir de então.

Celi Gomes

Nenhum comentário: