quarta-feira, 22 de julho de 2015
9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal rejeita qualquer tentativa de privatização e terceirização no serviço de saúde local, seja através de OS/Oscip ou Fundação Pública de Direito Privado!
A 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal foi realizada nos dias 20 e 21 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O evento serviu como uma etapa preparatória para 15ª Conferência Nacional de Saúde e contou com a participação de gestores, usuários e trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde), além do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro e demais representantes do setor.
Na ocasião foram apresentadas e discutidas 416 propostas que, de acordo o subsecretário de Saúde do governo, Tiago Coelho, servirão de base para a construção de um novo plano distrital, plurianual, na área, para os próximos cinco anos do governo de Brasília.
O Secretário Geral do SINDIVACS-DF, Etieno Sousa, que também é representante do Conselho de Saúde do DF e participou do evento como delegado, Afirmou que a Conferência foi bastante positiva porque resultou na tomada de decisões importantes em relação à valorização dos profissionais do setor, principalmente porque os participantes rejeitaram todas as propostas relacionadas à privatização e terceirização no serviço de saúde local, seja através de OS/Oscip ou Fundação Pública de Direito Privado.
Dentre os participantes da 9° Conferência de Saúde do DF, foram eleitos, sessenta e oito (68) delegados, sendo: trinta e quatro (34) usuários, dezessete (17) Gestores e dezessete (17) Trabalhadores, que representarão o Distrito Federal na 15° Conferência Nacional de Saúde.
terça-feira, 14 de julho de 2015
CSDF recomenda que SES-DF abra Concurso Público para os Cargos ACS e AVAS e Forme através de Curso Técnico
Conselho de Saúde do DF Aprova recomendações propostas pela AACS-DF/SINDIVACS-DF e Recomenda que a SES-DF:
quinta-feira, 9 de julho de 2015
TJDFT julgou totalmente procedente a ação ajuizada pelo SINDIVACS/DF, objetivando o reconhecimento do direito à licença-prêmio mediante o cômputo do tempo de serviço prestado sob o regime da CLT
Informe Jurídico/SINDIVACS:
LICENÇA-PRÊMIO
A 3ª. Turma Cível do Egrégio TJDFT julgou totalmente procedente a ação ajuizada pelo SINDIVACS/DF, objetivando o reconhecimento do direito à licença-prêmio mediante o cômputo do tempo de serviço prestado sob o regime da CLT. Veja a decisão:
Apelante(s): SINDICATO DOS AGENTES DE VIGILANCIA AMBIENTAL EM SAUDE E AGENTES COMUNITARIOS DO DISTRITO FEDERAL SINDIVACS
Apelado(s) : DISTRITO FEDERAL
Relator : Desembargador GILBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA
Revisor : Desembargador ALFEU MACHADO
CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. MODIFICAÇÃO DE REGIME. LEI 5.237/2013. REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO DISTRITO FEDERAL. LEI COMPLEMENTAR 840/2011. LICENÇA-PRÊMIO POR ASSIDUIDADE. TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO SOB REGIME DA CLT. JURISPRUDÊNCIA DO STJ E STF.
1 – Entendimento firmado no âmbito do Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal no sentido de que a contagem do tempo de serviço prestado sob o regime celetista deve ser computada para fins de licença-prêmio por assiduidade e anuênios.
2 – Aplicação do princípio constitucional da simetria, objetivar assegurar aos servidores da carreira de Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde o direito de ser computado, para todos os efeitos, o tempo de serviço prestado sob a égide do regime celetista, inclusive, para fins de concessão de licença prêmio por assiduidade, observando-se os requisitos previstos na Lei Complementar 840/2011.
3 – Apelo provido. Sentença reformada.
O prazo recursal para o Distrito Federal esgotou-se ontem, dia 08/07, no andamento disponibilizado no sítio do TJDFT até a presente data não consta a interposição de recurso pelo mesmo. Caso efetivamente não tenha havido recurso, os autos retornarão à 8ª. Vara de Fazenda Pública, perante a qual o SINDIVACS buscará a execução da decisão proferida pelo Tribunal.
Governador Rollemberg pede apoio dos sindicatos e das Centrais Sindicais para garantir a governabilidade do DF
O governador, Rodrigo Rollemberg, recebeu na noite de quarta-feira (8/Jul), no Palácio do Buriti, representantes de entidades sindicais de diversas categorias de servidores do GDF. Em uma reunião de quase duas horas o governador apresentou dados da atual conjuntura econômica e pediu apoio dos sindicatos para garantir a governabilidade do DF.
Participaram da reunião equipe do governo, o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, os secretários de governo, a secretária de Planejamento e Gestão, Leany Lemos, , o secretário da Fazenda, Leonardo Colombini, o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, o secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização, Antônio Paulo Voguel e o secretário-adjunto das Relações Institucionais e Sociais, Manuel Alexandre. Além do SINDIVACS-DF/CTB-DF, representantes de outras entidades sindicais se fizeram presentes à reunião.
O Governador Rollemberg observou a importância do GDF buscar estabelecer o diálogo com as entidades sindicais de modo a buscarem, juntos, alternativas para aumentar a receita do DF. “O objetivo é a gente ampliar, é intensificar o diálogo com os diversos segmentos do Distrito Federal com o objetivo de ouvir um pouco vocês e buscarmos juntos, alternativas para ampliar a receita do Distrito Federal.”, afirmou Rollemberg.
Durante a exposição o Governador afirmou que tem buscado alternativas junto ao governo federal e a Câmara Legislativa do DF (CLDF) para aumentar a arrecadação de receitas para o Distrito Federal.
O secretário da Fazenda observou ainda que a estimativa é que no terceiro quadrimestre o DF deve permanecer acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que ao final de 2016, dados as projeções, o GDF pode estourar o limite global da LRF, de 49%. Atualmente o governo está impedido de nomear novos servidores por estar acima do limite prudencial de 46,55%.
Durante a reunião Leany e Colombini apresentaram um balanço da execução orçamentária para demonstrar o diagnóstico das contas públicas do governo, do primeiro semestre de 2015, comparados ao mesmo período de 2014 e a conclusão é que há um déficit projetado para este ano de aproximadamente 1,4 bilhões.
Rollemberg se desculpou pela falta de diálogo com o movimento sindical e reafirmou a necessidade de apoio para ajudar a aumentar a receita do DF e para isso pediu apoio ao movimento sindical. Para Rollemberg: “Nós queremos e vamos trabalhar e ter a convicção que vamos conseguir pagar em dia, pagar tudo o que está previsto na Lei, mas a gente gostaria de pedir o apoio do movimento sindical, para que dentro das suas, sem abrir mãos de suas prerrogativas pudessem nos ajudar naquilo que for possível para que a gente possa aumentar essa receita.. ”, afirmou.
Após a explanação de Rollemberg, os representantes dos sindicatos elogiaram a iniciativa do GDF, mas também criticaram a demora por parte do governo em estabelecer o processo de diálogo com o movimento sindical.
Os representantes dos Sindicatos presentes criticaram o que chamaram de “terrorismo” por parte do governo em relação às práticas do GDF em tornar manchetes na imprensa, sem conversar com o movimento sindical, questões a exemplo de possibilidade de demissão de servidores, a falta de recurso para pagamento ao final do ano e o descaso do governo em relação aos servidores do GDF.
Assinar:
Postagens (Atom)