Em assembléia realizada nesta terça-feira, 12 de Maio, no Auditório da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Secção Distrito Federal – CTB/DF, os AVAS E ACS decidiram que vão realizar paralisação no dia do julgamento da ADIN – ação judicial do Ministério Público movida contra os reajustes salariais concedidos em 2013. Esse julgamento deve entrar na pauta do Tribunal de justiça do DF (TJDFT),no DIA 26/05/2015.
Além da paralisação, também foi aprovada greve por tempo indeterminado, em conjunto com as demais categorias do serviço público do DF, caso o julgamento seja pela inconstitucionalidade das leis que concederam os reajustes.
Tanto o Ministério Público quanto os sindicatos podem recorrer da decisão do colegiado do TJDF. No caso de decisão desfavorável aos servidores, no entanto, não haveria efeito suspensivo da sentença. Ou seja, mesmo recorrendo, os salários serão imediatamente afetados, podendo voltar aos patamares de 2013, quando ocorreu o último reajuste antes de entrar em vigor o novo Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da categoria, em 2013.
Pode-se negociar com a Secretaria de Saúde, mas não há garantia de que o dia de paralisação será abonado. Diante da ameaça de corte de quase metade do salário o valor de um dia de trabalho seria uma perda mínima. Em caso de resultado negativo para os trabalhadores, no mesmo dia será deflagrada greve geral dos servidores do Distrito Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário